A água voltou a 30 localidades do Grande Recife na tarde desta quarta-feira (29), após um incêndio atingir a Estação Elevatória de Água Bruta do Sistema Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho. O fornecimento foi restabelecido ao meio-dia, após quase 24 horas de interrupção em bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo.
Segundo a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), aproximadamente 35 profissionais foram mobilizados para agilizar o retorno das operações. O fogo, que ocorreu na madrugada de terça-feira (28), danificou equipamentos eletromecânicos e quadros de comando, que precisaram ser substituídos. A causa do incêndio ainda está sendo investigada, mas há suspeitas de que possa ter sido provocado por um raio, devido às fortes chuvas na região.
Como o Sistema Pirapama opera de forma integrada ao Sistema Tapacurá, bairros do Recife também sofreram impacto, com redução do tempo de abastecimento e queda de pressão na rede. Os quatro conjuntos de motobombas da estação voltaram a operar simultaneamente ao meio-dia desta quarta-feira (29), iniciando o processo de normalização.
A Compesa informou que o retorno total da distribuição de água será gradual, pois é necessário um período de 12 horas para o enchimento das adutoras e reservatórios antes que o abastecimento atinja a capacidade total.